Página Inicial
.
 
  Página Inicial Curriculum Estética - Fotos de casos - Antes e Depois Implantes Próteses Consultório Eventos Sociais Outras Especialidades da Odontologia

Educação Odontológica Infantil

O que é “Educação Odontológica Infantil”?

A educação e a motivação odontológica são ferramentas extremamente importantes, pois são capazes de desenvolver uma consciência, em uma população, das reais causas dos seus problemas e despertar o interesse pela manutenção da saúde. A educação odontológica infantil visa mudar o comportamento das crianças pré-escolares (3 a 6 anos) e do ensino fundamental quanto aos problemas de saúde bucal, minimizando, assim, o número de ocorrências futuras de cárie, doenças periodontais (da gengiva) e perda precoce dos dentes.

De que maneira essa educação pode ser desenvolvida?

Dentro do ambiente da escola, o odontopediatra desenvolve um treinamento para a técnica correta de escovação, de acordo com a idade das crianças envolvidas e a coordenação motora das mesmas. Desse modo, desde tenra idade a criança se familiariza com o hábito da escovação e aceita melhor a execução desse hábito diário.

Somente a técnica de escovação pode ser treinada na escola?

Não. Além desse treinamento, de maneira gradual, informações sobre o desenvolvimento da cárie, a quantidade de creme dental, o uso do fio dental, o uso do flúor, as dietas cariogênica e não-cariogênica, os tipos e as funções dos dentes são trabalhadas com as crianças.

Por que a escolha do ambiente escolar e não do consultório odontológico?

As medidas de educação podem ser realizadas nos dois ambientes. Entretanto, a escola desempenha um papel fundamental já que o ambiente escolar, tanto nos seus aspectos físicos quanto humanos, é bastante familiar para a criança, e geralmente esta apresenta um espírito favorável para a absorção das informações nesse ambiente. A introdução da figura do cirurgião-dentista em um local conhecido também torna a adaptação da criança ao consultório mais fácil.

Qual o benefício da “Educação Odontológica Infantil”?

As crianças adquirem uma correta coordenação motora para realizar a escovação dental, além de conscientemente adquirirem esse hábito saudável. A educação odontológica infantil visa criar uma geração em que as crianças de hoje sejam adultos conscientes em relação à sua saúde bucal.

Qual o papel da família neste processo?

Através do recebimento das informações na escola, a criança acaba afetando o ambiente familiar de forma positiva, cobrando dos pais o hábito da escovação. O odontopediatra pode utilizar as reuniões de pais para transmitir informações importantes de forma a reforçar as informações passadas para as crianças.

Fonte: Revista da APCD